O Parlamento Infantil da Cidade de Maputo, realizou de 06 a 09 de dezembro de 2022, na capital do país, a segunda ronda das sessões de Prestações de Contas às Crianças. A acção foi realizada em seguimento ao Plano de Actividades 2022 do Parlamento Infantil da Cidade de Maputo e visa entre outros objectivos, fortalecer a capacidade deste mecanismo sobre o processo de prestação de contas ao nível das organizações que trabalham em prol da criança.
Coordenada pela Rede da Criança, em parceria com a Plataforma 3R, a iniciativa tinha como objectivo criar oportunidades para que as crianças tenham acesso à informação essencial sobre o que as organizações nacionais e internacionais fazem em prol do seu bem-estar.
Do lado da Plataforma 3R participaram seis organizações, nomeadamente, Plan International, Aldeia de Crianças SOS, ADRA Moçambique, Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade, Terre des Hommes Alemanha e Diakonia Moçambique.
Com a Iniciativa de Prestação de Contas às Crianças as crianças passaram a saber o que é que as organizações nacionais e internacionais fazem em prol da própria criança.
Os representantes das seis organizações louvaram a iniciativa, pois permitiu que as crianças exercessem o acto de cidadania e o cumprimento de mais um direito, a participação da criança.
"Considero o evento muito importante, é um acto de cidadania para as crianças e mais um direito dos várias existentes na Convecção Sobre os Direitos da Criança está a ser exercido por Vós", William Mulhovo, Director da Diakonia Moçambique.
"Durante as vossas apresentações, gostei de ouvir os vossos sonhos, para a concrectização dos mesmos devem evitar as uniões prematuras. Como Parlamento Infantil trabalhem com o Governo, professores, encarregados de educação, líderes comunitários para tornarem os Vossos sonhos em realidade, " Gerald Magashi, Director Executivo da Plan International.
"As deliberações feitas pelo Parlamento Infantil, deixam nos felizes e incentivam a ADRA Moçambique, pois para nós o que importa é estar a assistir as crianças e ter a certeza que as crianças gozam em pleno os seus direitos e principalmente o direito ao acesso a educação", Pedro Mangue", em representação da ADRA Moçambique.
A Prestação de Contas às Crianças desafia as organizações nacionais e internacionais a tudo fazerem para que as crianças tenham a informação sobre as acções que estão a desenvolver ou tencionam levar a cabo para o bem-estar da criança.
A cada final de sessão de Prestações de Contas, teve lugar o processo de avaliação da mesma, que consistia na votação e deliberação/classificação geral. Para o efeito foram definidas três cores para avaliar o desempenho das organizações nas sessões de Prestação de Contas, nomeadamente, verde (de 14 a 20 valores); vermelho (de 10 a 13 valores); e amarelo (de 0 a 9 valores).
Para além das 6 organizações membros da Plataforma 3 R já mencionadas, as sessões contaram com a participação de crianças membros do Parlamento Infantil e das organizações da sociedade civil, que na ocasião estiveram acompanhadas pelos seus educadores.
Importa referir que, no mês de Agosto do ano em curso foi realizada a primeira ronda das sessões de Prestações de Contas às Crianças, onde participaram seis organizações membros da Plataforma 3R, nomeadamente, Rede da Criança (RDC), Plataforma da Sociedade Civil para os Direitos da Criança (ROSC), Save the Children, Rede Came, Child Fund e Visão Mundial.